Setores de Atendimento

Nesta Instituição, a atuação da equipe técnica se dá em caráter interdisciplinar inserindo suas práticas ao ambiente escolar, visando justamente propiciar a adequação do contexto educacional de maneira global intervindo desde o espaço físico ao fomento dos projetos e planos de ensino.

A equipe técnica tem incluído no quadro de atividades uma reunião semanal junto à direção e coordenação pedagógica. Discute-se nestas reuniões estudos de casos sobre alunos atendidos pelos profissionais, seminários sobre síndromes e deficiências relacionadas à infância, assistência sobre caracteres específicos dos projetos e planejamentos pedagógicos em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor, comunicação, movimento, psicomotricidade, e aspectos emocionais.

Tão importante quanto ter formado uma equipe especializada, adjunta ao serviço de educação, é a preocupação do CIEP em garantir que esta equipe tenha responsabilidade científica em suas intervenções, pois o intervir em campos como síndromes, distúrbios da fala, do movimento e intelectuais vai além da missão educacional, somando a estes, objetivos que visam promoção da saúde.

É composto por profissionais com formação em pedagogia e complementação em educação especial, está dividido entre corpo docente e gestão pedagógica. Promove um conjunto de ações de prevenção, avaliação, intervenção e acompanhamento educacional de crianças de 0 a 6 anos com alterações no desenvolvimento, tanto nas deficiências inespecíficas, ou em risco de desenvolvê-los.

O planejamento educacional individualizado (PEI) é realizado pelo professor baseando-se nos objetivos propostos individualmente para cada criança. As atividades são baseadas no brincar, na ludicidade, nas experiências sensoriais favorecendo o desenvolvimento global da criança, ou seja, os processos intelectuais, o comportamento adaptativo, a socialização, o contexto familiar e ambiental, questões de saúde física e emocional. O professor atua de maneira interdisciplinar com os demais terapeutas. A equipe multiprofissional facilita a pratica pedagógica, trazendo as adequações necessárias para cada criança, intervindo desde o espaço físico, assim como nos projetos e planos de ensino.

Atua no processo de desenvolvimento motor, avaliando postura, desempenho e qualidade de movimento, montando estratégias que visam facilitar o atendimento pedagógico individualizado, promovendo através da brincadeira o fortalecimento global, a mobilidade e autonomia dos educandos.

Auxilia no desenvolvimento socioemocional dos educandos participando dos atendimentos pedagógicos, realizando observações e intervenções. Além disso, como a conduta dos pais é um fator que contribui diretamente no desenvolvimento da criança, atua ativamente em orientações aos pais e acompanhamento das dinâmicas familiares.

Trabalha com intuito de otimizar o processo de ensino e aprendizagem, no manejo de situações de dificuldades nesse processo, e que, sendo precocemente detectadas, evitam a evolução de determinados quadros. Participa das intervenções pedagógicas, realizando triagens e encaminhamentos fonoaudiológicos, orientações parentais e discussões multiprofissionais.

Desenvolve atividades de acompanhamento de educandos através da orientação familiar quanto uso racional de medicamentos e da adesão ao tratamento. A maioria dos educandos do CIEP fazem uso contínuo de medicamentos que buscam auxiliar a modulação de comportamento, a fim de que tenham mais concentração em suas atividades educacionais e de vida diária.

Atua na garantia de direitos sociais, estudando o ambiente socioeconômico e cultural da família e da comunidade, propondo e executando em conjunto com a equipe técnica mecanismos que visem a orientação familiar e a integração família-escola-comunidade.

O setor é responsável por orientações a professores, pais, auxiliares, organização do planejamento nas diferentes turmas, orientações e acompanhamento a estagiários de diferentes cursos das instituições de ensino locais.

O serviço pedagógico busca motivar e capacitar os profissionais a explorar todas as possibilidades dos alunos, promovendo o desenvolvimento e estimulação das capacidades cognitivas, sensório perceptivas, de comunicação e a construção de conceitos das diversas áreas de conhecimento, favorecendo a interação com o meio social.